"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Nietzsche

Formspring

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Filosóficas

A VIDA É UM JOGO

A vida é um jogo, o mundo uma quadra poliesportiva. O mundo, tal qual uma quadra poliesportiva, é o espaço onde, no decorrer da história, são praticados inúmeros “jogos”. O mundo-quadra é o mesmo, o que varia é a “lógica” que o rege, como num jogo. Se no futsal, por exemplo, predomina a lógica de jogar com os pés, no vôlei ou basquete, o predomínio já se dá com as mãos. Também com a sociedade percebemos lógicas intrínsecas. No período medieval europeu, a lógica era alcançar o céu, agora, na contemporaneidade, a lógica é acumular capital. Com dinâmica própria, interesses, regras, assim funcionam os jogos, os sistemas que criamos. 

No atual jogo/sistema: Quer viajar? Pague. Quer comer? Pague. Quer aplacar sua dor física ou psicológica? Pague. Quer ter estudo de qualidade? Pague. Quer moradia? Pague. Quer se vestir? Pague. Quer um sorvete? Pague. Quer reclamar? Pague. Quer assistir um filme? Pague. Quer uma pipoca? Pague. Não importa dor, saudade, desejo, a regra é clara. Pague e terá, pague e será.  

Portanto, esteja atento, você participa de um jogo. Conscientes ou não de cada sistema, de cada lógica, das suas regras, somos levados, nos beneficiamos ou sofremos com as suas consequências, somos envolvidos, dependemos, e não somos educados para questionar, mas sim permanecer “na mesma”.  Quem ganha? Quem perde? Poucos ganham, muitos perdem. Ad aeternum.

Nenhum comentário: