"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Nietzsche

Formspring

sexta-feira, 18 de março de 2016

O BRASIL É UM ÔNIBUS ENGUIÇADO NO MEIO DA NOITE CONFUSA

Na última viagem que fiz com os meus alunos da escola pública para Salvador, depois de muitos contratempos, quando estávamos na BR 324 o ônibus desliga o motor e é levado pelo motorista para o acostamento. Eu havia acabado de recostar a poltrona, estava esgotada fisicamente e pensava que iria descansar um pouco, depois das 48h de correria intensa, para dar conta de tudo.

Já era noite e a situação começou a gerar reações entre os estudantes, antes mesmo do ônibus parar. Então levantei e falei de maneira firme que todos se acalmassem naquele momento, pois confusão não resolveria nada. Descobrimos por fim, que havia faltado combustível no veículo, por estar com um problema no medidor. Alguns queriam culpar o motorista, mas novamente me posicionei contrária a isso, pois também não ajudaria em nada naquele momento.

Permanecemos parados por horas. Depois de mais contratempos (via Bahia que não chegava, motorista que não tinha dinheiro para comprar combustível, motor que não pegava por causa do ar que entrou), finalmente tínhamos o ônibus de volta. Fui a última a entrar no veículo, estávamos todos sãos e salvos. Em momentos de crise, mais do que em qualquer outro momento, somos confrontados com a nossa capacidade de discernimento e controle emocional.

Este episódio do ano passado me veio a cabeça, como metáfora do que estamos vivendo agora. O Brasil é um ônibus enguiçado, culpamos a empresa (PT) e a motorista (Dilma). Em meio ao caos do momento, acreditamos que atacá-los é a saída, mas estamos parados no meio da noite, pior momento do dia para enxergar bem as coisas. Fora isso não temos em vista quem a substitua facilmente, seriam bons motoristas Temer, Cunha, Calheiros?

Além disso, nós escolhemos a empresa (ou partido, no caso), tivemos liberdade para isso, temos responsabilidades. Além disso, o nosso medidor do combustível da corrupção estava quebrado, sempre viajamos sem tentar consertá-lo, mas agora queremos resolver tudo no meio da noite confusa. Não conseguiremos desta forma. Precisamos agir com calma, porque raiva não ajuda em nada neste momento.

Atacar odiosamente o PT, Dilma, Lula, tentando quebrar o veículo, atear fogo na Constituição, só nos deixará com o Ônibus-Brasil, ainda mais danificado. A ideia é que ele fique bem.

Um comentário:

Jonny Marques disse...

Apreciei muito a metáfora.