"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Nietzsche

Formspring

segunda-feira, 28 de março de 2016

Desabados de Uma Educadora em Crise

O QUE PENSARIA CRISTO DO CRISTIANISMO

Domingo pela manhã quando fui levar o lixo no depósito, encontrei um adolescente e um menino sentados. Quando desci do carro o menino disse, "me dê tia, deixe que levo!". Constrangida por perceber que o pedido era pra poder escolher, dentre o material descartado, algo que pudesse lhe render alguns trocados, segui com os sacos acompanhada por ele. Lhe dei bom dia e fui embora. 
A desigualdade social é algo que me agride profundamente.

Esta cena, em pleno domingo de Páscoa, no maior país que segue o cristianismo, no mundo, me remete a uma pergunta inquietante:

Como podemos ser um país de base cristã, se ainda existem cenas assim?

Políticos, empresários, anônimos, nas mais diversas situações, evocam o nome de Jesus tantas e tantas vezes, mas o menino ainda busca dignidade catando restos. O mesmo menino que desejaremos ver trancafiado quando adolescente, caso o lixo não renda suficiente e ele por des-ventura venha a praticar algum ilícito.

O que pensaria Cristo de tudo isso? O que a escolha do cristianismo está promovendo de transformação social, a partir de ações engajadas em torno da ideia de que somos todos irmãos?

Aliás, somos ou não somos todos irmãos? As estatísticas dizem que sim, as estatísticas dizem que não.

Nenhum comentário: