"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." Nietzsche

Formspring

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Guardadora de Utopias

A UTOPIA DE UM NOVO SER

A educação me fascina pela sua capacidade de pensar e, com isso, repensar, a própria definição de ser humano. Para ela nada pode ser óbvio, tudo deve ser objeto de questionamento, pois somos tremendamente falhos e tendemos a nos iludir com os nossos próprios discursos e artifícios.

A bem da verdade falhamos até agora em quase tudo, do sistema feudal ao capitalista, passando pelo socialismo, pelas religiões que provocaram e provocam guerras, pela instituição do escravismo, pela racialização das relações humanas, pelos preconceitos monstruosos que matam sonhos e pessoas, pela desigualdade feroz que rouba oportunidades, pela destruição do planeta, por tantas e absurdas coisas protagonizadas durante a curta história humana na terra.

Apesar de me estarrecer e compreender o imenso desafio da nossa humanidade, frente as próprias contradições e incoerências, ser educadora possibilita colocar em pauta tudo isso, acreditando na reflexão como poderoso instrumento para se chegar, quem sabe, aquela nova definição de ser humano.

Um ser humano mais ciente dos seus erros, limites e finitude, mais comprometido em errar menos. Um pouco menos quem sabe.

Nenhum comentário: